Uma aplicação pratica dessa propriedade é a Blindagem Eletrostática, que é um dispositivo empregado na proteção de aparelhos contra as influências elétricas. Constitui-se, basicamente, numa capa ou rede metálica que envolve o aparelho que se quer isolar.
A blindagem eletrostática mostra que uma pessoa dentro de um carro atingido por um raio nada sofrerá, pois a estrutura metálica do carro isola o seu interior das influencias elétricas externas.
Na pratica, isso pode ser comprovado facilmente, utilizando-se de uma gaiola com um passarinho no poleiro. Eletrizam-se as grades metálicas da gaiola e o passarinho continuará como se nada estivesse acontecendo.

Nota:
Em 1755, numa carta a um amigo, Benjamim Franklin escreveu: “Eletrizei uma caneca de prata (de meio litro) e nela introduzi uma esfera de cortiça (material isolante) pendurada num fio de seda, até que ela tocasse o fundo da caneca. A esfera não foi atraída pela caneca (como aconteceria se ela tocasse o lado de fora). O fato é singular.” Eu não sei explicar!!! A explicação foi dada no século XIX, por Michael Faraday, através da seguinte experiência: Eletrizou uma grande gaiola metálica, até que ela soltasse faíscas; usando um eletroscópio, verificou que:
1º. O interior da gaiola não ficou eletrizado; 2º. As cargas em excesso foram tão distanciadas umas das outras que se concentraram na superfície da gaiola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário