sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Ponte de Wheatstone

Diagrama do circuito. Rx é a resistência desconhecida a ser medida; R1 e R3 são resistores cujos valores são conhecidos e R2 é um potenciômetro. Se a razão no ramo conhecido (R2/R1) é igual a razão entre as resistências no outro ramo (R3/Rx), então a tensão elétrica entre os dois pontos centrais será zero e nenhuma corrente fluirá entre estes pontos. Neste caso, o Amperímetro deverá mostrar o valor zero (0 ampére) e poderemos dizer que o circuito está balanceado.



A ponte de Wheatstone é um aparelho elétrico usado como medidor de resistências elétricas. Foi inventado por Samuel Hunter Christie em 1833, porém foi Charles Wheatstone quem ficou famoso com o invento, tendo-o descrito dez anos mais tarde.

O circuito é composto por uma fonte de tensão, um galvanômetro e uma rede de quatro resistores, sendo três destes conhecidos. Para determinar a resistência do resistor desconhecido os outros três são ajustados e balanceados até que a corrente elétrica no galvanômetro caia a zero.

Aplicações

Medição de Resistência (década); Medição de Temperatura (NTC, PTC); Medição de Pressão (Strain Gage); Medição de Peso (Strain Gage).

Este tipo de circuito pode ser usado para se determinar a tensão mecânica. Sendo Rx um resistor sensível a compressão e os outros três resistores de valores conhecidos, a força aplicada ao resistor variável será proporcional ao valor da resistência desse resistor.

Cálculo do Resistor desconhecido

Para calcular o Valor da resistência elétrica (dado em OHMs) do resistor desconhecido (Rx) basta fazer a relação de proporcionalidade. Como os três resistores encontram-se associados em paralelo, pode-se fazer a relação: R1 x R3 = Rx x R2. Se já houver três valores de resistência conhecidos então fica fácil determinar o oculto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário